Priki
The Prevalent Wiki
 
Modo somente leitura

<< Wiki em modo somente leitura. Opções de edição estão desabilitadas. >>


Como Usar

Postado em Dec 15, 2007 por Administrator - História

O uso do Priki é bem simples. Como seu editor é em HTML e todas as formatações estão disponíveis, não é necessário utilizar tags, marcações ou qualquer espécie de palavra chave. Ou seja, deixe o editor trabalhar para você!

 

Usuários

O Priki tem três formas de trabalho com usuários:

  • Leitura e Edição de páginas sem necessitar de cadastro;
  • Leitura e Edição com cadastro simples;
  • Leitura e Edição com cadastro pelo usuário e aprovação pelos administradores.

O que define que tipo de trabalho será utilizado é a configuração no painel administrativo. Lá você encontrará três definições que irão configurar cada modo de atuação:

  • Aceitar leitores anônimos: Se você quiser que apenas usuários registrados tenham acesso as informações
  • Aceitar editores anônimos: Se você quiser que apenas usuários registrados possam alterar as páginas.
  • Cadastrar como: É o estado que o usuário entra no sistema. Ao se cadastrar, ele pode entrar diretamente no grupo dos Editores, dos Leitores ou dos Usuários.

No último ítem está a grande liberdade do Priki. Se você configurar para o novo usuário entrar com o status de Usuário. Isso indica ao Priki, que algum administrador terá que transformá-lo em Leitor ou Editor para que ele possa interajir com o sistema (desde que você não aceite edições e leituras anônimas). Ou seja, é como se você utilizasse um sistema de aprovação de usuários. Só lê e edita quem o administrador quer.

Se você configurar para entrar como Leitor, o administrador poderá definir quem pode alterar as páginas do Wiki, transformando manualmente os Leitores para Editores no painel administrativo. Neste caso, exemplifica a documentação de um projeto de uma empresa, por exemplo. Todos os usuários registrados seriam leitores (ou os clientes) e não poderiam alterar as páginas a não ser que o administrador desse esta permissão.

Ao configurar como Editor, cada novo usuário tem acesso a ler e editar as páginas sem a intervenção de administradores.

 

Visibilidade de cada página

É claro que, essa configuração é no geral. Cada página tem o seu nível de visibilidade por grupo. Ou seja, se uma pessoa estiver no grupo dos editores, ele não poderá ver uma página criada com " Vibilidade Admnistrativa ". A visibilidade aparece num quadro vermelho na edição de cada página. Ela pode ser pública, onde não necessita de cadastro para ler e editar; só para leitores, só para editores ou só para administradores.

 

Case sensitive

Esta opção indica ao Priki que ao efetuar o link para uma determinada página deve ser considerado o nome como sendo case sensitive ou insensitive. Por exemplo, temos uma página case sensitive com o nome " Roger Waters ", o Priki efetua o link para esta página apenas se texto digitado é exatamente " Roger Waters ". Num outro cenário, temos a página case insensitive com o nome " Orientação a Objetos ", o Priki desconsidera letras maiúsculas e minúsculas e efetua o link para esta página com textos " Orientação a objetos ", " orientação a objetos ", " ORIENTAÇÃO A OBJETOS ", e todas as outras combinações.

 

Suporte multi-línguas

O suporte atual a internacionalização permite mudar as informações contidas nos templates ou em mensagens de erro para diversas linguagens. Ainda não existe uma forma de associar duas páginas iguais em línguas diferentes. Estaremos desenvolvendo isso em breve juntamente com o suporte a sinônimos.

Comentários